quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Secretária de Meio ambiente está realizando varias fiscalizações nas Praias de Manicoré

TEXTO:Gabriel Caetano

Já começou a estiagem na região sul do amazonas, o nível das águas do rio Madeira começam a baixar, conseqüentemente formam-se pequenas praias e bancos de areia no meio do rio, em Manicoré todos os anos é formada a praia de São João localizada em frente da cidade e a praia de Nazaré que fica localizada exatamente a 10 km a cima do município, quem aproveita essa época são os quelônios, que durante toda a noite despejam pequenos ovos na areia.

Com esse acontecimento natural, pequenos pescadores aproveitam e vão até a praia e retiram os ovos dos quelônios, aproveitam também para fazer a pesca e outros procuram vários animais silvestres. Mas essas atividades estão proibidas na praia, pois essa é uma área protegida por lei de nº 5167/67 de Proteção a Fauna e no Artigo 135 da Lei Orgânica do Município.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) Comunica que todas as pessoas que forem flagrantiadas praticando a caça e pesca predatória de quelônios, terão seus matérias e equipamentos apreendidos e responderão pelos seus atos perante a justiça.

Todas as tardes os fiscais ambientais da Secretaria estão fazendo uma rigorosa fiscalização nas praias da região, por volta das 18h00mim de ontem (09) o Repórter do Jornal “O Curumim” em Manicoré, Gabriel Caetano acompanhou os fiscais até a praia de Nazaré, durante o percurso exatamente na praia de São João, foi constatado uma malhadeira com cerca de 100 metros de comprimento, pois ela estava na beira da praia, dificultando a subida dos quelônios, logo em seguida foi apreendida e encaminhada para a secretaria municipal, no local ninguém foi autuado.

Às 19 horas os fiscais chegam à praia de Nazaré e aproveitam logo é montam um pequeno acampamento para passar a noite, por volta das 21 horas os fiscais saem em direção aos rastros onde os quelônios estão depositando os ovos na areia, no entanto é só para saber se os rastros são novos ou velhos, nesse horário os quelônios estão subindo a praia para depositar seus ovos. O trabalho é silencioso, qual quer barulho os quelônios ficam logo assustados e não fazem o seu trabalho.

Quando chega a madrugada os fiscais começam a andar em todo o trajeto da praia procurando os rastros de onde os quelônios poderiam ter depositado seus ovos, no escuro é dificultoso o trabalho dos fiscais, porém, também é muito perigoso, pois no caminho pode haver jacarés e cobras venenosa, houve alguns relatos que durante uma fiscalização, alguns pescadores desafiaram os próprios fiscais, felizmente até hoje não houve nenhum caso grave.

A fiscalização e conservação dura a madrugada toda, e quando amanhece os ovos recolhidos durante a noite são levados para o meio da praia, onde os fiscais depositam 16 ovos por buraco cavado, esse lugar é chamado de “chocadeira”, esses ovos irão ficar enterrados no período de 45 a 165 dias aproximadamente. No final desse período os fiscais montam uma cerca em volta dessa chocadeira onde os filhotes ficaram de 7 a 8 dias, é necessário que esses dias os filhotes possam ficar na praia, para que possam endurecer o umbigo. Após essa data os filhotes são levados para um grande tanque ficando no período de 10 dias, logo após esse período, esses filhotes irão ser soltos no lago do Capanã e no rio Madeira, na parte de cima do município.

O Jornal O Curumim irá participar desta fiscalização, a “SEMADES já colocou placas de conscientização em todo o local da praia de Nazaré e na Praia de São João, justamente para que não possamos encontrar nenhuma atividade ilegal naquela região” disse o Gerente Executivo da SEMADES Adaudino Veiga.

O Projeto de Proteção de Quelônios da Amazônia teve inicio em julho e vai até o mês de Dezembro.

PREFEITURA DE MANICORÉ
GERANDO OPORTUNIDADES









Nenhum comentário:

Postar um comentário